Saúde Pública Sociedade

Funcionários do Ministério da Saúde dizem que não reconhecem governo Temer

Servidores deixam a pasta e prometem resistência "sem trégua a cada serviço e direito que se subtrair do povo". Eles ainda divulgaram vídeo em que anunciam ocupações pelo SUS

“Nós, diversos dirigentes em vários níveis e secretarias do Ministério da Saúde, participantes do Movimento Sanitário Brasileiro, de Coletivos Saúde e Democracia, defensores do SUS e identificados com os valores e lutas da esquerda, declaramos que não reconhecemos legitimidade e nem legalidade no governo temporário e golpista.”

Assim começa o manifesto divulgado nesta quinta-feira (12) por funcionários do Ministério da Saúde, agora ex-funcionários, dada à entrada do governo provisório de Michel Temer. A nota foi emitida pelo Facebook de Heider Aurélio Pinto, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Ministério da Saúde. Junto com ele, outros 14 funcionários de diversos setores do ministério assinam a nota. 

O grupo também divulgou um vídeo selando o manifesto contra o governo Temer. Eles também  prometeram ocupações se serviços de saúde pública forem fechados. “Lá, a gente ocupa; aqui, a gente denuncia”, disseram. 

De fato, entidades de saúde não estão contentes com a proposta de Temer para a saúde. Na divulgação de um projeto de pré-governo (a “Ponte para o Futuro”), o pemedebista defendeu a desvinculação de recursos da área. Hoje, o governo federal é obrigado por lei a gastar uma determinada porcentagem de seus recursos com setores considerados prioritários. Saúde, educação, assistência social e previdência são alguns. Para o presidente interino, entretanto, não deve haver mais essa obrigação orçamentária. 

“Na forma como está desenhada na Constituição e nas leis posteriores, a excessiva rigidez nas despesas torna o desequilíbrio fiscal permanente e cada vez mais grave”, diz o documento do PMDB. “Para um novo regime fiscal, voltado para o crescimento, e não para o impasse e a estagnação, precisamos de um novo regime orçamentário, com o fim de todas as vinculações”, conclui o texto (negrito nosso). 

A proposta de Temer vai na contramão do que até defensores do impeachment pretendiam. Um levantamento feito numa das maiores manifestações pró-impeachmentem agosto de 2015, mostrou que a maioria dos presentes é a favor que o Estado ofereça saúde e educação para os brasileiros.

Também grande parte dos entrevistados quer que esses serviços sejam oferecidos gratuitamente. A pesquisa foi feita e coordenada por Pablo Ortellado, professor da USP, Esther Solano, da Unifesp, e Lucia Nader, da Open Society.

Tudo indica, porém, que Temer terá forte resistência. No manifesto, os funcionários do Ministério da Saúde dizem que “não aceitarão, em nenhuma hipótese, participar de um governo ilegítimo, ilegal e com um projeto antipopular”.

Reprodução de vídeo feito por funcionários do Ministério da Saúde. Eles prometem ocupações a cada serviço de saúde fechado.
Reprodução de vídeo feito por funcionários do Ministério da Saúde. Eles prometem ocupações a cada serviço de saúde fechado.

O grupo cita que, embora haja muito ainda para ser feito, o governo petista trouxe avanços para o SUS, com o fortalecimento da atenção básica, o avanço na cobertura e qualidade da Estratégia de Saúde da Família, o programa Mais Médicos e o programa “Brasil Sorridente”, com a garantia de atenção básica e especializada. 

Ainda, houve a implementação da rede “Farmácia Popular”, a afirmação de uma política de avanço da saúde mental, com o Centro de Atenção Psicossocial funcionando 24 horas, a expansão dos serviços de urgência como a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o SAMU. Por fim, o investimento no trabalhador do SUS por meio do desenvolvimento da política de educação permanente e ações que levaram a democratização das relações de trabalho.  

Os funcionários da pasta exortam movimentos, organizações e cidadãos a não aceitarem retrocessos e prometem resistência “sem trégua a cada serviço, programa, política e direito que se queira subtrair do povo”. 

“Por tudo isso, para nós, é impossível seguir no Ministério da Saúde. Mergulharemos na luta pela democracia; contra retrocessos nas conquistas sociais e nas políticas públicas; e pelo avanço do SUS como sistema gratuito, universal, equânime e integral”, afirmaram. 

About the author

Monique Oliveira

94 Comments

Click here to post a comment

  • Mas foi a Dilma em seu último ato que acabou com uma categoria inteira da Saúde básica, os ACS.

  • SE VCS SÃO DEFENSORES DOS SUS, ENTÃO É POR ISSO QUE O SUS VIROU O CAOS! DILMÃO ACABA COM A CATEGORIA E VCS CILPAM O TEMER… LESADOS!

  • SE VCS SÃO DEFENSORES DOS SUS, ENTÃO É POR ISSO QUE O SUS VIROU O CAOS! DILMÃO ACABA COM A CATEGORIA E VCS CULPAM O TEMER… LESADOS!

    • Tu és burro ou mal intencionado, este governo temerário é nitidamente inconstitucional e tenebroso, fora temer e seus asseclas ! Vai ter luta ! E muita !

      • Ele ate pode ser inconstitucional pois foi vice deste Governo destruidor…mas..veremos nas proximas eleições..quem vai entrar..menos PT..FORA CORRUPTOS QUE ACABARAM COM O PAÍS ..QUEBRARAM A PETROBRÁS..DEIXA DE IDIOTICES SEM NEXO!!!ACORDA COMUNAS

        • No escândalo da Petrobrás, havia 7 petistas, 44 políticos do PP e mais políticos do PMDB. E você acha que quem destruiu a Petrobrás (que não está destruída) foi o PT. Já consigo escutar a musiquinha do JN que vem da sua casa!

          • O que falta aos eleitores de Dilma é humildade. Dilma foi eleita graças a força do PMDB em articular lideranças Brasil a fora, ao dinheiro sujo roubado pelas empreiteiras e a falta de vontade do povo de estudar e saber que populismo não sustenta uma nação.
            Se hoje as tais esquerdas que se dizem democráticas , nunca vi regime democrático regido por esquerda comunista, pegue o PT e se denunciem por uso de Caixa 2 da campanha chapa Dilma/ Temer.

          • O PMDB do Ulisses Guimarães não existe mais. O maior partido de oposição do Brasil perdeu muitos adeptos ao se unir à um partido comunista.

      • esse governo foi colocado pelo próprio PT! ou quando você votou na Dilma não observou o detalhe???? nos poupe! e se ela ficasse doente? tivesse que ficar de licença médica, ia ser como????

        • Não, nós votamos no Temer para VICE. Acabar com o SUS não era programa de governo do PT. Então essa responsabilidade é sua, trate de assumir.

          • A constituição rege que em caso de qualquer impossibilidade de o governante exercer sua função, quem assume é o VICE! o vice é temer. se Dilma estivesse doente, em tratamento, viajando, enfim, ele é o presidente! O impeachement ainda está sendo julgado. o cargo é dele! vocês é que votaram assim! eu não!

          • O SUS ta uma merda gracas ao PT. Faltando tudo, uma mistura na área da saúde sem limite do que é área do médico, comunistas infiltrados vindo de cuba com desvio de dinheiro pra lá. E o mais atingido são os que dependem integralmente do SUS. E após 13 anos do pt o SUS se encontra um caos e vem falar que a culpa é do recente governo que não faz nem 4 dias. Piada de comunista-socialista-bolivarianos ta que só importa com a utopia

          • Os médicos vieram só de Cuba? Que eu saiba, vieram espanhóis, portugueses, etc, etc, etc.

          • Sus antes do Pt era uma beleza? Comunistas infiltrados? Analfabetismo erradicado na Bolívia em 2008 (reconhecido pela UNESCO em 2014), assim como foi em Cuba há décadas (erradicado em 1961) e assim como foi na Venezuela chavista (em 2005). No Brasil analfabetos políticos, educados pela Globo e veja. Cuba. Venezuela e Bolívia estão mandando vc estudar.

          • cuba, venezuela e bolivia exemplos de educação? Faz-me rir… de educação ja estou bem , com certeza melhor que vc

          • Só mesmo os burrinhos petralhas pra não saberem que um vice assume quando a presidente está impedida por QUALQUER MOTIVO. Bando de analfabetos!!

          • Qualquer motivo legal ou constitucional, o que não é o caso, que se trata de um GOLPE

          • No seu parecer, Impeachment não é Constitucional? Mas o foi quando o “chefão” e seus “astecas” pediram o impedimento de outros presidentes, como foi no caso do Collor? Tanto em um como em outro, foi motivado pelo clamor do povo. Qual é a diferença?? Argumento seu é bastante contraditório não acha?

          • Cristina, a mim você parece a analfabeta. Analfabeta política, mal educada e preconceituosa. Não costumo corrigir mulheres, mas acho que você dirige muito mal seus impulsos agressivos. Faça melhor, estimule-os. Pratique artes marciais. Costuma fazer bem. E desenvolver habilidades sociais não vai prejudicar. Pelo contrário, costuma ajudar bastante.

          • É “mehmo”? kkkkkkkkk
            Eu nunca votei na Dilma, nunca votei no Temer mas no presidente que votei,o fiz consciente que estava dando meu voto ao vice dele também…meio óbvio não acha? O que vcs não conseguem entender é que quando o povo clamou pelo Impeachment o fez unicamente pelo mau governo da presidente, não pela simpatia ao vice. Não sou fã de corruptos, como cidadã consciente, hoje não sou mais partidária…quero os corruptos na cadeia e isto inclui todos que roubaram o Brasil, sejam eles do PMDB, PSDB, PTB ou PQP. E digo mais, o Temer é um mal que no momento nos foi imposto pela Constituição para derrubar um mal maior mas se sofrer o Impeachment também, o povo agradecerá. Temos duas opções ideológicas no momento: “uma é contra a corrupção, independente do partido, e a outra é a favor de um partido, independente da corrupção.”

          • E vc é à favor, independente de toda a corrupção e de todo o estrago que os petistas fizeram no país. Eu não sou partidária, apesar de não ter votado no PT, dei meu voto de confiança à Dilma, mas não sou cega.

          • Sou a favor do Pt sim, do plano de governo do Pt e não esse de Temer. Com Dilma e Lula as investigações continuam e nunca na história se teve liberdade pra investigar. Corrupção sempre teve o que não tinha era investigação porque era censurado. Deu o voto a Dilma, então parabéns, realmente vc não é cega e nem surda. Por acaso escutasse as gravações do presidente do PMDB, narrando o golpe?

          • Não dei voto à ela, dei um voto de confiança…quanto às gravações…realmente cada um escuta aquilo que quer. Eu ouvi bem que ela não tinha mais condições, que o molusco sabia que iria ser preso, que ela resistia pque não tinha medo e que todos são farinha do mesmo saco. Os burros somos nós!!

          • Renan Calheiros afirma que a delação de Marcelo Odebrecht deve revelar as contas, aparentemente de campanha da Dilma. Sérgio Machado então responde: “Não escapa ninguém de nenhum partido. Do Congresso, se sobrar cinco ou seis, é muito. Governador, nenhum.”

            No áudio divulgado nesta quarta, a presidenta afastada foi mais uma vez citada, incluindo a estratégia de nomeação de Lula, que acabaria fazendo o papel de um primeiro ministro informal. “Mas aí, nesse caso, ela tem que se ancorar nele. Que é para ir para lá e montar um governo. Esse aí é o parlamentarismo sem o Lula, é o branco, entendeu?”, diz Renan.

            Ambos, no entanto, acreditam que as chances de Dilma são pequenas, ainda mais com os dados que Marcelo Odebrecht poderia revelar em sua delação premiada. “Mas, Renan, com as informações que você tem, que a Odebrecht vai tacar tiro no peito dela [Dilma], não tem mais jeito”, responde Machado. “Tem não, porque vai mostrar as contas”, completa Renan.

            Em suma: “Não fica um meu irmão…”

          • A Dilma nomear o Lula para receber o foro privilegiado não é golpe não? kkkkkkkkkkkkkkkk interessante!!

          • Uma “presidenta” (rsrsrs) interferir nas investigações como já foi delatado e tentar livrar a cara do molusco é o fim da picada. O Brasil virou chacota mesmo.

          • Política

            Em delação, Delcídio diz que Dilma e Lula tentaram interferir na Lava-Jato

            Senador acusou presidente de atuar três vezes para interferir no andamento das investigações por meio do Judiciário

            E aí?

        • E lá em 2014 você já sabia que ele iria conspirar e trair a Dilma? Se sabia, porque não nos contou? Acho que se as pessoas tivessem esse seu poder de prever o futuro, provavelmente não teriam votado na Dilma e no Temer.

          • Com certeza! Muitos que votaram na Dilma pelo fato de o PMDB ter se unido ao PT, não o fariam hoje. Pesquisas estão aí para comprovar isso mesmo.

          • E desde qdo Impeachment é golpe? Quantas vezes o comunista vermelho pediu o Impeachment de presidentes? Aí não era golpe não é? Vcs vermelhos são desprovidos de bom senso.

          • Uauuuu, nem os juízes conseguem determinar o crime do impeachment e divergem, mas Cristina sabe. Pra efeito de informação a guerra fria acabou faz décadas. Nunca existiu um país comunista no mundo. Engraçado, em 1964 a direita retrógrada impediu uma “invasão comunista”, porque o comunismo iria implantar a censura, um regime de ditadura sangrento, dissolver direitos e o congresso. Para isso a direita retrógrada implantou a censura, um regime de ditadura sangrento, dissolveu direitos e o congresso. Coxinhas vcs são demais.

      • Você tem problemas sérios de interpretação da realidade. Não percebe o que significa o totalitarismo? Absurdo essa direita sem pés no chão, desequilibrada, a pregar neoliberalismo como remédio para país emergente. É a nossa doença essa. Nos achamos a elite. Só se for do antes chamado terceiro mundo. Neoliberalismo, além de ser impraticável é a utopia da direita. Mesmo no mundo imaginário não funciona. Se funcionasse, nunca o Brasil seria beneficiário de suas promessas. Acorda. A não ser que você não faça parte de uma das 85 famílias mais ricas do mundo. Só aproveita a eles essa campanha do crime organizado no Brasil. E ainda pregam essas teorias antigas como se fossem novas. Analise os fatos de todos os pontos de vista. Não é hora para preconceito. Crime organizado dentro do judiciário acaba com qualquer equilíbrio entre os poderes. Acreditar nas bobagens que a mídia contratada por esses delinquentes afirmam sem nenhuma base material é permitir que qualquer um acuse outros indevidamente. E liberdade não se promete. Liberdade se conquista com trabalho duro. Esqueça os castelos cor-de-rosa e tenha bom senso. Se Eduardo Cunha e Michel Temer não fossem criminosos, esperariam as eleições. Não se rompe a constituição de um país a menos de um ano de terminar o mandato.

        • Primeiro, imbecil é você. Segundo, nunca fui filiada ou militante do PT ou de qualquer outro partido. Sou dona do meu negócio e do meu tempo. Mas você acaba de me convencer. Vou contribuir de forma bem mais efetiva com todos os partidos que se opõem a pessoas agressivas e irresponsáveis como você. Tanto eu quanto minhas amigas e amigos temos observado os jovens que fazem parte dos dois movimentos. Esses jovens simbolizam a ideologia que rege seus líderes. O resultado é que queremos essa juventude linda da esquerda com o leme do país na mão. É um pessoal que brilha, tanto na rua quanto no meio empresarial e acadêmico. E não são só os jovens. Os idosos são respeitados no ambiente deles. Basta olhar como lidam com a Internet. Usar maiúsculas é uma tremenda falta de educação. E diria mais: de cérebro. Você deve ser mais um que tem preguiça de um bom trabalho duro. Porque quem chama os outros de parasitas, sem ao menos conhecer, mostra a pobreza intelectual dos preconceituosos. Eu vou lutar muito pra que essa gurizada que valoriza o Brasil volte com tudo. O Brasil é deles e quer saber: eles não são egoístas, sabem que o egoísmo só leva à morte, não a vida. O que me convence ainda mais é o fato de gente desprezível como você tietar tanto os EUA. Vocês são ovelhas sem lã. Os jovens petistas nunca passariam por ovelha dos EUA. Então mesmo que demore minha vida inteira, essa gurizada vai ter o que merece. E você é responsável por seus atos. Continue assim pequenininho ou cresça. E procure um oftalmologista porque sua miopia acaba de te colocar na beira do precipício.

          • Ângela , boa tarde , li seu longo texto, desculpe-me, mas cheio de controvérsias. Quanto a legitimidade do processo de impeachment esta na constituição e as razões e crimes cometidos por Dilma esta previsto Nela, foi crime primário, descumprir a lei da responsabilidade fiscal, você si diz empresaria e sabe que não se pode gastar mais que arrecada, essa falta de responsabilidade leva a falência, Dilma assume tal falta de compromisso mas não quer ser punida. Quanto a esquerda lutar pela democracia, fica Dificil concordar, quando olhamos para Cuba, Kórea do Norte ou Venezuela, até acho que pode existir uma esquerda democrática, quando olhamos para Europa, Holanda, França, Suíça e Alemanha, porem nossa esquerda (grande parte dela não se alinha ao pensamento dessas matrizes políticas) , nossa Esquerda é de vertente populista e ditadura, não reconhece as instituições quando é para punir seus aliados e as festeja quando puni seus adversários, Veja a Lavajato que é criticada ao prender Ptistas e seus empresários amigos , vide Odebrecht e elogiada quando inclui seus adversários.
            Ângela, precisamos de um país unido e não dividido, os jovens devem pensar o futuro e não simplesmente em seguir seus líderes!

          • Willig, você faz afirmações insustentáveis. Quando referir que alguém cometeu um “crime”, é preciso apresentar provas materiais do ilícito. Em momento algum, foram apresentadas estas provas. O próprio STF isentou-se de um parecer jurídico, mesmo estando politicamente comprometido, como vemos claramente pela atuação de ministros como Gilmar Mendes. Não há mais espaço para este tipo de argumentação preconceituosa e sem base jurídica. Quem se agarra ao pré-conceito sem analisar fatos e sem observar a geopolítica está com problemas de interpretação. Se em algum momento você considerar cubanos, norte-coreanos e venezuelanos sob ótica diversa da apresentada pelos norte-americanos, talvez você tenha oportunidade de verificar o engano que está cometendo em suas apreciações. Você já se perguntou por um segundo por que motivo o único país que prega o desarmamento nuclear nunca se desarmou? Os EUA são o único país que soltou no planeta duas bombas nucleares. É preciso acordar. Não é possível alguém em sã consciência deixar de perceber, só porque não aparece na mídia, que países como Cuba e Venezuela vem sofrendo ações terroristas de parte dos EUA durante todo o século XX. Sabia que a Venezuela fás parte da OPEP desde os anos 60? Você já estudou a história social e política da américa latina no século XX? Seria interessante, se você tiver interesse em se livrar de preconceitos implantados pela mídia.

          • Qual é a dificuldade dos “mortadelas” (estou te plageando), de serem mais coerentes? Vcs seguem um partido, o defendem com unhas e dentes não importando quem nele está e o que faz. Nós defendemos a volta da verdadeira democracia, sem corruptos, sem comunismo contrabandeado de Cuba, Venezuela, etc… queremos um país onde o cidadão possa novamente sentir orgulho dele. Agora lutaremos para derrubar Temer e isto não é novidade, nunca simpatizamos com ele, só queríamos a saída da laranja do chefão.

          • Analfabetismo erradicado na Bolívia em 2008 (reconhecido pela UNESCO em 2014), assim como foi em Cuba há décadas (erradicado em 1961) e assim como foi na Venezuela chavista (em 2005). No Brasil analfabetos políticos, educados pela Globo e veja.

          • O art. 85 da CF, que trata dos crimes de responsabilidade PASSÍVEIS DE IMPEACHMENT, cita que é crime o Presidente “atentar contra a Lei Orçamentária”. O dispositivo é cláusula pétrea e, portanto, é redação original de 1988, 12 anos de vir ao mundo a LRF. Ou seja, o dispositivo nem de longe fala da LRF, e em se tratando de crime, a interpretação deve sempre ser restritiva. Ademais, a meta inicial de superávit primário foi alterada no decorrer do exercício financeiro, mediante lei aprovada pelo congresso, de modo que, ao final do exercício, não houve descumprimento da meta.

          • Quanto à Lava-Jato, desculpe-me, mas é inevitável concluir que utiliza justamente este critério que vc descreveu: aos amigos o benefício da lei, aos inimigos, os rigores. Esposa e filha do Eduardo Cunha não foram presar por quê? Temer deu posse a 7 Ministros acusados na Lava Jato, sendo que 3 não tinham foro privilegiado. O que o Sérgio Moro fez? Agiu de modo idêntico à nomeação do Lula? Não houve desvio de finalidade?
            Ele, Sérgio Moro, teve acesso em fevereiro deste ano a documentos da Mossack Fonseca, achando que tinha encontrado o elo de Lula e o triplex. Mas encontrou offshores de FHC, família Marinho, advogado do Eduardo Cunha, e etc, no Panamá. Sabe o que ele fez? Nada. Depois, pelo escândalo Panama Papers (ocultado pela imprensa brasileira), soubemos que esse juiz soube de tudo meses atrás e nada fez. Então, essa operação lava jato e esse juiz são simplesmente peças e ferramentas usadas no golpe.

          • Até os juízes do Brasil divergem sobre a ligitimidade do impeachment, mas Williql sabe que foi crime primário. Na dúvida, prevalesse a inocência. Quando olho pra Cuba, veio um país com saúde de qualidade, onde vários americanos procuram lá tratamento de saúde. Recentemente descobriu a cura do câncer de pulmão. Analfabetismo erradicado na Bolívia em 2008 (reconhecido pela UNESCO em 2014), assim como foi em Cuba há décadas (erradicado em 1961) e assim como foi na Venezuela chavista (em 2005). Williql tem muitos brasileiros analfabetos políticos, pois são educados pela Globo e veja. Parabéns Angela, vc é a prova nem todos os brasileiros são analfabetos políticos.

          • Que a união comece pelo cumprimento a lei. Você apresenta controvérsias em seu texto. No momento em que ignora os atos terroristas praticados contra Cuba, Venezuela e Coréia do Norte e refere a esquerda democrática da Europa como exemplo para um país emergente como o Brasil, mostra preconceito de origem em sua articulação. A esquerda brasileira foi vítima da ditadura sim, mas nunca alinhou-se com ela. E, ao que percebemos do governo de Lula e Dilma Rousseff, não tem a mínima intenção de alinhar-se. Eram nossos medos falando, as ações do partido dos trabalhadores foram claras. Você fala em punição de adversários quando nunca foram punidos. É uma pena que pessoas com um texto elegante como o seu não consigam libertar-se dos preconceitos. Fosse meu amigo, avisaria. Fique um ano longe da Revista Veja, da Globo e dos veículos com base ideológica de extrema direita orquestrados pelo Instituto Millenium. Li seu comentário longo e vejo que é bem articulado, pena que não apresenta base de sustentação conceitual econômica ou jurídica. Deveria procurar expandir suas leituras. Os adeptos da utopia neoliberal oferecem argumentos interessantes. Mas os pseudo neoliberais brasileiros em nenhum momento apresentam soluções de crescimento para o país. É a velha nova ordem mundial no comando. Tudo que trazem a respeito da esquerda são conceitos que a eles se aplicam. O problema que eu via nessa esquerda brasileira era nunca ter deixado de fazer acordos com a banda podre do PMDB. Isso realmente me incomodava. Mas agora vejo que, num sistema invadido pelo crime organizado, era impossível a união deste país sem o aval dos criminosos que golpeiam o poder desde 1985. Andou bem Dilma Rousseff ao dizer não aos chantagistas. É preciso luz nas sombras e rompimento total com o crime. Quem se omite é cúmplice sim. Para não haver divisão, deve haver propósitos claros e foco de ação. Sem paz, não tem amor.

          • Nossa…quantos argumentos…rsrsrs…tudo isso por causa da “caixa alta”? mas o que tem os coxinhas a ver com letras maiúsculas? Que falta de visão…

        • Pela lógica quem está entrando agora na saúde do governo temer está pegando a mamata? Ou mamata serve só para o Pt?

          • Mamata só serve para o PT Sergio, foi ele que aparelhou a máquina, colocou incompetentes em todos os níveis do funcionalismo.

          • Claro só serve para o Pt, desde a Roma antiga, desde o inicio da civilização humana existe pessoas trabalhando para governandes, mas só o Pt, só os servidores do Pt estão na mamata. Incrível.

          • Mario, a única coisas que o PMDB faz desde 1985 é atrapalhar e golpear quem quer que tente governar o país de forma independente, autônoma e não subserviente aos norte-americanos. Já pensei muito que o partido dos trabalhadores como todos os outros estava se curvando ao PMDB que nunca largou o poder. Mas agora veja que não havia forma de fazê-lo nem entregar o país ao crime organizado. Dilma Rousseff foi a primeira que bateu de frente. Saiu golpeado mas disse não ao crime organizado que o PMDB representa. Aplausos a Dilma Rousseff. Ela disse não porque nunca foi política. É uma das mentes mais brilhantes do mundo em sua área: a energia. Como fazer para deter esta mulher honesta que não se curva chantagens e ainda permanecer na sombra? Não conseguiram. Dilma Rousseff pode ter saído de olho roxo mas nocauteou a lei de Gerson. Colocou a luz em todos os monstros. E a sujeira que fazem, como a nossa mídia enganou a classe média, agora quem vai cuidar desse trabalha braçal vão ser nossos filhos e netos. Uma pena. Imaginei que a revolução cultural seria com eles. Não vai. Foi paralisada com esse golpe. Agora se não cuidarmos de manter a identidade de nossos filhos, nem cultura brasileira vai sobrar. Vamos ser o quintal e o esgoto dos Estados Unidos da América. Não que pessoas como Dilma e todos que pertencem à esquerda contemporânea brasileira vão desistir. A minha parte vou fazer. Temos que ajudar senão nem identidade vai sobrar para nossos descendentes.

    • Interessante isto.

      DILMA ADOECE E MATA A SAÚDE E A CULPA É DO TEMER???? PORQUE VCS NAO SE MANIFESTARAM QUANDO ELA ESTAVA NO GOVERNO DESTRUINDO VIDAS…EM PORTAS E LEITOS DE HISPITAIS?????MENOS NE???..SOU DA SAUDE SEI O CAOS QUE ELA INSTALOU NA SAUDE …TIRANDO DOS BRASILEIROS PRA INVESTIR EM OUTROS PAÍSES..DA LICENÇA COM A IDIOTICE DE VCS….

  • eu que não votei no temer e ainda assim espero e torço para melhorar o pais,e essa cambada ai com certeza votaram no temer estão de mi-mi-mi vão trabalhar!!!!!!!

    • Anderson, o problema é que a maioria que vota no PT o faz na ignorância, na troca por trinta reais e um sanduíche de mortadela.Eles não sabem o que fazem coitados.

  • VÃO TODOS PARA A RUA MESMO, SÃO COMISSIONADOS PETRALHAS, FUNCIONÁRIO CONCURSADO NÃO PODE SE ENVOLVER EM POLÍTICA

    • Funcionários da saúde não são comissionados, estúpido. Desative o caps lock, ninguém se comeverá com sua falta de educação.

  • Ridículo! Dilma foi DEMOCRATICAMENTE afastada!! E foi tarde!! Não quer ajudar? Não atrapalhe!! Vão trabalhar!!!

    • você é burra ou o que? foi democraticamente afastada? sua democracia é o que? nem sequer teve a voto popular e sim apenas voto da oposição

      • Foi sim gabriela, leia a Constituição. Não sei a sua idade, mas eu lembre perfeitamente as hordas petralhas comemorando o impeachment do Collor, e NÃO me lembro de ter tido voto popular para isso.

      • Qual é o seu problema ? Me diga , além de não conhecer a constituição, o voto foi limpo , o rito seguiu todas as normas , houve crime de responsabilidade ,isso fora os protestos em todos os locais do Brasil, e sabemos que já foi provado que houve até votos de mortos já , isso mesmo em óbito votando pela Dilma das 17 :00 até as 17 :30, eu acompanhei desde o início , e quanto a esses protestantes , perderam o cargo comissionado , sei como é e tenho parentes por ai so que efetivos ,parem de chorar e vão trabalhar , O governo Dilma só fez Maquiagem de dados principalmente na saúde ,sem contar o fato de que o mais médicos foi uma fraude que nem os médicos gostaram , porque eles não tinham condição de ficar no local e se sustentar , por falta de verba depois de certo período , e ainda por cima dados alarmantes da queda do atendimento nos hospitais que só vem piorando , financiaram ditadura , roubaram bilhões , grande piada ler isso a essa altura do campeonato desculpe

      • Vc é bem burrinha hein?Acho que é muito novinha, te falta conhecimento… nem vou perder meu tempo te explicando, não vai entender mesmo…

  • Na constituição está claro: em caso de impedimento da presidente, quem assume é o vice. Não reconhecer Michel Temer como presidente legítimo é coisa de golpista. Outro detalhe: Quem desmoralizou a política de saúde deste país foram exatamente os “servidores”que estão na foto. Promoveram importação de médicos Cubanos, em condição análoga a escravidão. Se dizem tão democratas, mas ajudaram a sustentar a ditadura cubana as nossas custas, com contratos sigilosos. A maioria que está aí na foto nem é servidor público. Estão aí em cargos comissionados, acreditando que o estado brasileiro pertence a eles. Precisam rapidamente ser exonerados, na forma da lei. Bem vindo ao mundo real meus caros. Onde o trabalhador tem carteira de trabalho, concorrência e está sujeito a ser demitido em caos de incompetência. Que voltem para as suas casas, abram a gaveta dos seus armários e peguem as suas carteiras de trabalho empoeiradas.

    • e como tu sabes que não são concursados? duvido que nunca foi atendido pelo sus e sempre foi em médicos particulares. nunca ouvi uma reclamação de médicos cubanos e sim apenas de brasileiros e olha que moro na frente de um posto de saúde. infelizmente a oposição não aceita a perda e fecha os olhos para os mais pobres, humanidade com os próximos pra que, não é mesmo?

      • Servidor concursado não tem este tipo de atitude. Aposto com você como a maioria é “DAS”- cargo comissionado. Não critiquei o SUS. Critico os resultados das ações dessas pessoas. Transformaram um órgão de estado em órgão de um partido- isso é absurdo. Eu te digo que já vi atrocidades de médicos Cubanos, porém quem sofre são justamente os mais pobres, que não tem escolha. O M.S nunca publicou um só indicador de resultado dos médicos Cubanos. Não venha me dizer que aumento do número de atendimentos é indicador de resultado. Quero esses dados: queda da mortalidade; aumento do percentual de controle adequado de hipertensão e glicemia; diminuição de amputações; queda na incidência de AVC e infarto do miocárdio; aumento do número de detecções precoces de cancer de mama, colo de útero. etc… Sem contar a demanda represada na média e alta complexidade e cirurgias. O Programa mais médicos não produziu um só resultado OBJETIVO nesta área. Talvez tenha melhorado o acolhimento, mas não é necessário lançar mão de médicos para isso. Além disso: este programa SUSTENTA DITADURA. ISSO É INACEITÁVEL. Para vocês,moralistas, que pensam nos mais pobres e na humanidade, isso deveria gerar vergonha. Me esqueci: depois de tudo que assisti nos últimos tempos tenho certeza que petista não tem vergonha na cara.

        • José, os “médicos” cubanos são PÉSSIMOS. Você acha que foi a toa que a presidanta os dispensou do Revalida?

      • Você está falando sério Gabriela????? OK, você mora “na (?)” frente de um posto de saúde, mas fica o dia inteiro anotando as queixas e perguntando a nacionalidade dos médicos???? Quem sabe você pode esclarecer uma dúvida antiga, minha e de muita gente: se os “médicos” cubanos são tão bons, por que não fizeram o Revalida e calaram a boca dos críticos? Os lulo-petistas defendem e elogiam o SUS, mas só recorrem ao Sírio.

  • Linha de governo que deseja transformar saude, justiça e educação em bens de consumo e propriedade. A hora que o plano particular não cobrir seu procedimento e não ter dinheiro só resta recorrer ao coveiro. Todos os países, até EUA estão indo na direção da universalidade da saúde, mas os coxinhas ainda estão na época da guerra fria e labem a bandeira do EUA. Tem país na Europa com imposto a 30% para garantir saúde e educação para todos.

    • “Tem país na Europa com imposto a 30% para garantir saúde e educação para todos.”
      Sem comentários.

    • Temos serviços europeus aqui? Temos economia européia aqui? Temos salários e rendimentos europeus aqui? Temos POLITICOS europeus aqui? Não faça uma comparação fora de contexto, você só vai parecer idiota.

      • Ual a Europa! Então abiguinho, melhor que EUA, imposto é baixo e vc compra Xbox metade do preço, mas vc tem que vender o carro pra cobrir um tratamento de saúde simples. Prioridades… E aqui, o que o convênio particular não cobre um tratamento caro e as pessoas correm pra onde? Remédio caro que o convênio particular não cobre vão buscar onde? No SUS né. Por favor use camisinha e não se reproduza, tem camisinha no sus.

        • Falou, falou, e não falou nada, só ofensinha canhotinha gratuita! Aqui, quando o convênio não cobre, correm pra morrer no SUS, esperar meses ou anos por uma cirurgia, internação, ou algo que o valha. Vou explicar melhor, pra ver se vc consegue entender: Eu não me preocuparia de pagar 30% do meu salário em impostos, se tivesse os serviços de nível europeu aqui, mas o que temos é uma cobrança de nível europeu com uma entrega de nível venezuelano(comunistas… rs…). Entendeu, a comparação fora de contexto? se não entendeu, nem se dê ao trabalho de responder ou ofender. abraço.

  • FASCISTA SÓ SE PRONUNCIA COM AGRESSIVIDADE E ÓDIO! SE GOVERNAREM ASSIM É UM DESASTRE INTERNACIONAL, QUE VERGONHA É TAMBÉM UMA TRAGÉDIA PARA OS BRASILEIROS, SÓ ESTÃO FAZENDO M … E PAGANDO MICO NO EXTERIOR. É SÓ BAIXARIA E MEDÍOCRE. MINISTÉRIOS ENVOLVIDOS EM CORRUPÇÃO, TEMER ENVOLVIDO EM CORRUPÇÃO. SOCORRO!

  • Acabaram com a saude de forma terceirizada, sem concursos e priorizando importar mai de obra estrangeira ao inves de formar Lulabe Dilma tiveram 12 anos pra formar medicos com doutorado

  • Quanta burrice dos petralhas… A matéria saiu dia 6 de maio, a Globo divulgou dia 07, através da informação do ministro da Dilma. Temer assumiu dia 12. Cambada, tá na hora de se instruírem melhor!! A noticia foi dada pelo ministro da Dilma, o de Temer ainda não se pronunciou a respeito.

  • O problema é a falta de esclarecimento…votaram na comunista mas esqueceram de se informar pra que serve um vice.

  • Eu sei que a maioria de vcs vermelhos viram cair por terra, o sonho de ver o vento estocado. rsrsrs